sábado, 27 de outubro de 2012

Salvemos os indios Guarani-Kaiowa

A luta não pode parar.

No século XIX, em pleno processo de invenção da nação brasileira pelo romantismo, os intelectuais filiados à essa corrente, foram buscar como inspiração e a aspiração à condição de brasileiro, um índio idealizado do século XVI, um Aimoré, resistente aos portugueses. Isso porque o índio do século XIX estava sendo dizimado Brasil afora no processo de expansão colonizadora - as chamadas colonias de ocupação e povoamento. 

O processo de expropriação dos índios brasileiros ocorreu desde a chegada dos portugueses no século XVI e nunca parou de acontecer, nunca. 

Quer sejam em confrontos com grileiros, posseiros, fazendeiros, garimpeiros, quer seja no processo de ocupação e construção de cidades, os índios brasileiros, apesar da proteção da FUNAI, historicamente vêm lutando pela permanência em suas terras.

Ai, me veem comentários cretinos do tipo: _ "Índios não merecem nada, afinal, traficam, vendem madeiras, ouro, e são civilizados como qualquer homem branco". Alto lá com a dor!! Uma coisa é dizer que não são mais ingênuos como no período colonial, a outra, é que sua lógica de inserção cultural é igual aos brancos devastadores da terra.

A questão é que o avanço do capital encontrou suas áreas de proteção, logo, eles aprenderam a lidar com as redes e relações de consumo, no entanto, isto não implica em dizer que suas áreas de proteção, suas ambiências, não devam ser respeitadas. Isso é o mesmo que dizer que todos deveriam ser "aculturados", "civilizados".

Agora mais um genocídio no Brasil avança e com o silêncio da imprensa nacional. A matança indiscriminada  dos índios Guarani-Kaiowa, no Estado Brasileiro do Mato Grosso, região centro-oeste, e, de fundo, a velha questão da terra.

Você que defende a questão indígena, por favor, brasileiro ou não, assine a petição em favor dos índios e ajude a encaminhar o pedido para a presidenta Dilma Roussef.

O site é:  http://www.avaaz.org/po/petition/Salvemos_os_indios_GuaraniKaiowa_URGENTE/?cYwbDbb

abaixo, dois vídeos, um sobre a manifestação no Rio de Janeiro sobre a defesa dos índios, outro, um desabafo da india guarani

 www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY
        

2 comentários:

  1. Participei de uma manifestação no último domingo, no Rio e filmei uma índia que vive na aldeia maracanã (ameaçada de sair de lá já que o Sr. governador que derrubar o prédio para construir "melhorias" para a copa de 2014) fazendo um discurso emocionado e esclarecedor. De início ela fala em tupi-guarani mas depois continua em português. Me levou e levou mais alguns lá às lágrimas. www.youtube.com/watch?v=h8HBMhNNHaw

    e um video da manifestação www.youtube.com/watch?v=pu7VNsbdhPY

    Se puder divulgar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Rox, já divulguei no próprio artigo do blog. Obrigado por sua manifestação e por endossar o coro dos que defendem a causa indígena

      abraços do Henrique

      Excluir