terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Minha primeira critica ao prefeito de São Luis, Edivaldo Holanda Júnior

Ilmº Srº Prefeito Edivaldo Holanda Júnior,

Antes de qualquer coisa, gostaria de parabenizá-lo pela vitória nas eleições municipais para dirigir a cidade de São Luis. Não votei em vossa excelência no primeiro turno, e sim, no candidato do PSOL, Haroldo Saboia. Sua vitória representou o fim de um mandato desastroso, caótico, incompetente, irresponsável do então Prefeito João Castelo, do PSDB.

No segundo turno, no entanto, fiz campanha para vossa senhoria, quer no facebook, criticando as atitudes do então prefeito, quer publicando um artigo neste blog intitulado: la cencerrada e as eleições no 2º turno em São Luis, acerca da manobra de seu adversário quanto ao apoio dos policiais militares e bombeiros à sua campanha, quer votando.

Fiquei atento a todas as suas propostas e promessas. Não posso levianamente lhe cobrar por aquilo que o Srº não prometeu, mas posso por aquilo que prometeu. Por exemplo: em nenhum momento vossa senhoria disse que não aceitaria ajuda ou não sentaria com a Excelentíssima Senhora Governadora do Estado, Roseana Sarney Murad. Aliás, institucionalmente é sua obrigação, o Srº é prefeito da cidade de São Luis, louvo a atitude de buscar soluções para os problemas da cidade, que aliás, são gravíssimos. Sei que muitos estão lhe criticando por essa atitude acusando-o de traição a Flávio Dino. Considero essa critica torpe, estreita, afinal, quem responde pela gestão de uma cidade precisa buscar parcerias e soluções.

Eu, como critico ferrenho da oligarquia Sarney, opositor, sempre que sou chamado para representar minha instituição, UEMA, junto ao governado do Estado do Maranhão prontamente aceito, afinal, como educador é minha obrigação defender a educação desse estado e sobretudo a Universidade, órgão do qual faço parte.                  

Exemplo disso foi semana passada, quarta, quinta e sexta-feira, quando a convite do novo Secretário de Educação, Pedro Fernandes, na condição de observador da UEMA, estive durante três dias ouvindo os  problemas da Secretária. Aliás, vou fazer um elogio público a tal secretário.  

Quinto Secretário da pasta, o deputado federal Pedro Fernandes numa atitude louvável, honesta e transparente, convidou UEMA, UNIVIMA, SECTEC e FAPEMA para debater os problemas educacionais do Maranhão, mas não só. Teve a coragem de convidar professores da rede para um debate franco, honesto e transparente apresentando problemas e soluções para a questão educacional. Na semana que vem convocará pais de alunos e secretários municipais de educação.

Publicamente apontou as falhas do órgão, suas deficiências, fragilidades, carências, desafios, ouviu os professores, sindicato, adversários do sindicato dos professores, sem deixar de responder nenhuma das criticas, e, mostrou publicamente os gastos de tal órgão, as contas, os rombos, o orçamento, a aplicação errada em determinadas rubricas, como vai fazer para sanar e prometeu publicar tudo isso na internet. Mostrou quantos funcionários tem a Secretária, quantos faltam e prometeu fazer trabalhar todos que estão ociosos. Isso se chama transparência.

Isso Srº Prefeito podemos lhe cobrar. A partir de colocações feitas pelo Profº Wagner Cabral da Costa, do Departamento de História da UFMA, podemos argui-lo sobre a promessa de transparência nas contas públicas que até o presente não mostrou o rombo deixado pelo ex-prefeito João Castelo. Há perguntas que precisam ser respondidas, tais como: Por que o Socorrão está a míngua, qual o tamanho da divida? Quantos funcionários o ex-prefeito contratou? Quantos fornecedores foram pagos? Quais fornecedores não foram pagos? Por que não foram pagos? Existe alguma auditória em curso? O Srº pretende mostrar essas contas? Demitir funcionários fantasmas? Como pretende gastar o orçamento?

Prefeito Edivaldo Holanda Junior, faça isso urgentemente pois que senão a população esquecerá dos malefícios que o ex-prefeito cometeu e não haverá cobrança por tais atitudes. Mostrar como está de fato a prefeitura é seu dever e nosso direito, a prefeitura é da população. 

Louvo a atitude de campanha de arrecadação de recursos e alimentos para o hospital Socorrão, mas gostaria que o Srº mostrasse como as coisas evoluíram a tal ponto.

 PS: Para quem não sabe, não mora em São Luis ou no Brasil, nosso principal hospital de atendimento emergencial teve que ser socorrido pela população local. Parece absurdo, surrealismo, mas é a pura verdade.                   

6 comentários:

  1. Tudo isso é vergonhoso, cheguei de viagem ontem e não suportava mais ouvir comentários em voos aeroportos, ate mesmo em outros estados, alguns conhecidos me questionando.

    ResponderExcluir
  2. Pois é Rafaella Carvalho, acho que o atual prefeito precisa se antecipar e mostrar os gastos publicos, caso contrário, começará a perder credibilidade. Urge a demonstração dos gastos publicos

    ResponderExcluir
  3. henrique espero tambem que o atual prefeito faça isso, é lamentavel que o socorrão esteja passando por isso, acha visto, que esse mesmo hospital atende muitas cidades do interior. É estamos no maranhão. estou ansioso pela queda de sarney, acredito que assim possamos quem sabe terninar pelo menos um curso universitário. Mas henrique é legal expor as contas de ex prefeitos? não é contra a lei? já que estamos em solo brasileiro? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, não é ilegal não, pelo contrário, os novos tem que apresentar um balancete de todo patrimonio deixado, o que foi gasto, como e porque. ele precisa fazer isso para demonstrar o que ele encontrou e como vai deixar a prefeitura

      Excluir
  4. Primeiro. Parabéns pelos textos e blog q tive conhecimento hj. Este espaço só reitera meu respeito e admiração por vc e pela importância que vc tem em minha formação como historiador.

    Dito isso meu comentário segue o mesmo que venho fazendo aos meus alunos e seguidores do micro-blog twitter ao qual eu faço parte.

    Meu medo é exatamente o demonstrado em seu texto o de que o atual prefeito faça da prefeitura apenas um degrau para que seu grupo ganhe as eleições estaduais. Isso por se so não tem mau algum o problema é que o bem estar da população sempre ficara em segundo plano, pois toda vez que o governo estadual tiver qualquer possibilidade de amealhar popularidade por conta de qualquer benfeitoria a prefeitura impossibilitara tal ato.
    Os Sarneys são horríveis para o estado, no entanto o que devemos querer são praticas políticas diferentes e não pessoas agindo tal e qual o grupo Sarney apenas com sobre nomes diferentes.

    Para mim não importa o sobre nome de quem empunha a chibata eu não quero é que meu povo sofra no lombo.

    De seu fã. Glêdson Brito

    WWW.twitter.com/@gledson_ma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gledson, o que posso te dizer é que não existe ingenuo e ingenuidade na politica. a gente precisa se articular, pressionar e perceber quais movimentos são feitos e sendo articulados. não tenho nenhuma ilusão quanto ao Edivaldo, apenas acho que ele será um bom prefeito. A articulação com Flávio Dino vai depender muito de como ele sairá na prefeitura e quem será o candidato de roseana, provavelmente Luis fernando, chefe da casa civil, isso se Lobão deixar.

      vamos aguardar

      Excluir