quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A so no (ro) ridade do nome

 Para minha filha Lucía

A   so no (ro) ridade do nome

 

O nome vem da música e da imagem em movimento,

uma geração inteira de catalães e espanholas carregam teu nome,

Joan Manuel Serrat e Julio Medem te eternizaram.  

Uma multidão cantou tua canção e te viu nas telas e se encantaram por ti.

Do nome vem a luz,

da luz vem a força,

da força a impetuosidade, a teimosia, a sagacidade,

a perspicácia, a dúvida, a luta feminista, a esperteza.

Como uma típica aquariana és sempre do contra: tenaz,

ousada, irreverente, marcante, falante, andante, errante, do mundo.

O mundo não te cabe, como não cabe qualquer tentativa de enquadramento.

Com discernimento buscas o que queres, o que te apraz, refaz, atrai, sempre loquaz.

És minha primeira rebenta, cujo nome nasceu nas minhas caminhadas, porque como Sêneca eu penso com os pés e nisso carregas o teu ímpeto: o de verter o mundo pondo o céu no chão.

A sonoridade do nome traz a marca de uma autenticidade, que te acompanha por onde passas.

O acento no I e não no U te diferencia o da tua mãe, e esse acento te assenta no único lugar que te cabe: dentro de ti.

Hoje, é teu aniversário, e assim como tua irmã te agradeço por ter me escolhido como pai. E nisso também reside meu grande presente: o aniversário é teu, mas a dádiva de ter na minha vida é minha.

Hoje, tu debutas, e às vezes parece que carregas o peso de cinco lustros.  

Feliz aniversário, filhota, Lucia, com acento agudo no I.

Te amo infinitamente   

 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Arton, de Sirius. Parte II

  Entrevista realizada no dia 14 de fevereiro de 2024, às 20:00, com duração de 1': 32'', gravada em um aparelho Motorola one zo...