segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Feliz Aniversário Versura: 2 anos de ventura

É como escolher a melhor taboca para fazer a armação. Nem sempre o bambu é ideal, ainda assim a vontade de empinar suplanta a debilidade da feitura. Depois procura-se o papel colorido para destacar quando estiver no ar. Ai vem a linha, a rabiola de algodão ou de plástico a procura do vento. Às vezes o vento não vem. Sai correndo e o empuxo empina voo, mas logo cai. Quando vem, altaneiro colore o céu como um pássaro, sem liberdade, já que está preso às mãos que o conduz. É como estar numa gaiola gigante, mais espaço, amplitude, ainda assim, preso. Mas nem isso tira o gozo dos primeiros vôos. E cada empinada é como um primeiro voo. As direções mudam com os ventos, espaços, nuvens, pipas coloridas, e a vontade de estar é o que move a corrida em busca da pipa caída após uma lanceada, cortada por uma manobra fulminante, daquelas que por cima do cabresto aproveita-se do fluxo da corrente que arrasta a linha com força cortando-a deixando ao leu, desmilinguido-se, caindo como uma folha seca. Muda-se a pipa, escolhe-se outro cenário e lá vai outra, depois outra, e mais outra. 

Escrever é como empinar pipas. A gente escolhe a melhor armação, o papel, a linha, os ventos, o céu azulado. A gente não dá conta dos riscos de se olhar para cima muitas das vezes se esquecendo do que nos cerca; da linha tocar num fio de alta tensão; de ser lanceado e cortado, como muitas das vezes nos chegam as criticas ferinas, sem piedade e sem chance de fazer outra manobra. A vontade de voar é igual a sensação de desenhar palavras ao vento levada pela sensação da liberdade de dar vida àquilo que se esconde nas mentes e nos corações. Nem sempre os vôos são belos, são truncados por vezes, atrapalhados por muito do que se interpõe à palavra; presa, oculta, escondida, não encontrada. 

Outras vezes não somos nós quem decidimos escrever, as palavras nos procuram e tudo se transforma num cenário propicio a empinar: ventos, inspirações, desejo, sol, pipas como textos pintando os céus como metáforas numa grafofagia às vezes tão absurda como os desenhos que mentes imaginadas veem sob o formato das nuvens. Se vê de tudo em formato de algodão: navios, carros, rostos, São Pedro, Deus. O olhar transforma o céu. 

Para escrever é preciso olhar para cima e depois para baixo. Para empinar é preciso primeiro olhar para baixo e depois para cima. Às vezes essa ordem se inverte: o desejo de empinar é vetado pelo mal tempo, portanto, olhando-se para cima é possível saber que a pipa ainda em baixo não levantará voo. Para escrever as vezes as condições estão dadas: papel, caneta, mesa, vontade, mas as palavras não vem, ai, olha-se para cima, em busca do texto, da poesia, da escrita, da trama, de algo que alavanque o irrefreável desejo de sair do chão. É o que a escrita faz com quem escreve: retira do solo, quebrando as amarras de uma vida presa como uma raiz, mesmo que seja a de uma árvore, como o bambu, cujos filamentos são retiradas as talas finas, longas e estreitas; armação de qualquer pipa. 

Hoje, o Versura faz dois anos. Agradeço a todos que me acompanharam nesse tempo de voo: raso ou alto, bonito ou feio, com ou sem lanceada, como vento ou sem ele. A todos que assistiram a pipa empinar nos céus, os que seguraram na linha, aos que esperaram e esperam ela aparecer no céu todos os dias. Nem sempre é possível. Ficou um tempo apagada do ar, guardada, esperando o inverno passar. Agradeço aos que também tomam a decisão de colocá-la no ar: literal e figuradamente.  

A todos que sempre, de vez em quando, quando em vez, quando dá, quando bate aquela vontade de vê-la aparecida, meu muito obrigado. Vocês são como ventos versando o desdobramento das palavras.                                  

2 comentários:

  1. Faço parte desses dois anos de vida, obrigado por não tira-lo do do ar, falo em nome dos estudantes de História do polo de Rosário. PS, estamos com muito saudades de você Henrique.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom fico feliz que faças parte dessa história. Também sinto saudades de voces. quem sabe uma disciplina antes do fim do curso. abraços

      Excluir

Entrevista com Arton, de Sirius. Parte II

  Entrevista realizada no dia 14 de fevereiro de 2024, às 20:00, com duração de 1': 32'', gravada em um aparelho Motorola one zo...