sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

A vida é um minuto: homenagem a Oscar Niemeyer

“A vida é um minuto”

Por César Borralho

O triplo do meu tempo inda não daria a conta de 105 anos, tal idade ultrapassa o sonho de imortalidade de qualquer homem apaixonado pela vida. 

Dei de ligar a TV, e como me doeu a morte do Oscar Niemeyer! Um contemplado pela sorte que se foi de forma natural após cumprir sua generosa existência - diria meu pensamento, mas sinto ainda que é como se fosse precoce ou um ato cruel da própria vida com a dele. 

As palavras comoventes de Chico Buarque a ele derrearam as lágrimas que lutei em represar sem que nada mais pudesse fazer. Um homem rabiscando o papel como se fosse simples erguer da terra estranhas catedrais. Quando caminhei solitário por Niterói me demorei mais que o habitual naquela taça imensa de sorvete a qual chamam de disco voador, percebi a força do poeta do concreto. 

Suas palavras marcantes sobre a existência, o cigarro amparado pelos dedos a troçar com leveza de qualquer saúde, a sobrancelha séria e serena... Faz pena sua partida, faz pena! Fez do seu tempo um escritório e do escritório um lugar pra pensar a vida. Um homem que inventava o sonho, mas sabia consegui-lo para projetar autênticas quimeras a se forjar ininterrupto. Ele enganou a todos que morreu, entrou naquele disco voador e partiu! 


"Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito".

César Borralho________________



4 comentários:

  1. Cesar, seja la quem Cesar for, acabei de ver na abertura do Fantástico o final do teu texto, assim como pode ser!!! Tua poesia é prodigiosa e tua grafia é super bela e leve. Gostaria muito de conhecer mais tua literatura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada (0), concordo plenamente contigo, meu irmão é de fato um grande poeta. Tal texto não era para ser publicado, ele havia enviado como post no meu artigo: 0 4 elemento da genialidade brasileira, resolvi apagar o post e publicar como crônica. Tenho muito orgulho dele, é minha inspiração poética.

      ele tem um conjunto de poesia, embora nunca publicadas.

      espero um dia atingir a capacidade poética dele, acho que nunca terei

      Excluir
    2. Anônimo é um pseudônimo que se esconde, mas pode ver. Agradeço por não ocultar pelo menos sua voz e por perceber a referência que se não fosse você eu não veria. Eu também gostaria de conhecer mais minha literatura e quem sabe no ano seguinte eu me reserve a esta arquitetura alfabética espalhada nos anos que ficaram para trás. Não sou grande e sequer poeta de fato, tenho um ou outro retrato de palavras por aí que não valem sequer um álbum. Obrigado Henrique e te perdôo o exagero, minha capacidade está mais para a imaginação que para a ação de quem escreve, o fôlego de minhas tentativas ainda não desenham asas.

      Excluir
    3. Olá,
      Nossa, Cesar, tua humildade é show de bola, lembrou o coração de Niemeyer e olha que meu pai sempre falava na modéstia dele. Foi mal pelo anonimato, o mais importante as vezes é o que a gente tem a dizer e consegue dizer né, meu pseudônimo preferido é Débora e já te vi em dois festivais com aquela expressão rara de “triunfo”, rsrsrs. Sério, com todo respeito que tenho pela arte eu te admiro D+ e sinto que um dia você vai rematar com o talento que tem teus projetos subterraneos. No lançamento do teu livro eu vou rir de felicidade e pensar baixinho: - o cara conseguiu, é fera! Você fará o que sabe fazer melhor {intuição minha...}, que muita gente nesta cidade acha que faz bem ao longo de vários e vários anos, mas fazem não. A gente se vê no futuro próximo eu torço por você em sua arte! Precisa responder não viu. Brigadaço.

      Excluir

Entrevista com Arton, de Sirius. Parte II

  Entrevista realizada no dia 14 de fevereiro de 2024, às 20:00, com duração de 1': 32'', gravada em um aparelho Motorola one zo...